sexta-feira, abril 23, 2004

Insomniac

Viu, eu sabia, chegou o dia em que me faltaram as palavras pro maldito blog. Dammit.
Muita insônia, muito mau humor, pouco beijo... muita preocupação com paciente, com minhas habilidades, com meu futuro como terapeuta... muita vontade de ir no bailinho e pouca saúde pra agüentar a noite toda. O conto que comecei a escrever continua só começado, minha mente insone parece estar engessada.

Vou pôr um parágrafo do Italo Calvino, em "Seis Propostas Para o Próximo Milênio". Ilustrativo.

"Muito dificilmente um romancista poderá representar sua idéia da leveza ilustrando-a com exemplos tirados da vida contemporânea, sem condená-la a ser o objeto inalcançável de uma busca sem fim. Foi o que fez Milan Kundera de maneira luminosa e direta. Seu romance A Insustentável Leveza do Ser é, na realidade, uma constatação amarga do Inelutável Peso do Viver: não só da condição de opressão desesperada e all-pervading que tocou por destino ao seu desditoso país, mas de uma condição humana comum também a nós, embora infinitamente mais afortunados. O peso da vida, para Kundera, está em toda forma de opressão; a intrincada rede de constrições públicas e privadas acaba por aprisionar cada existência em suas malhas cada vez mais cerradas. O romance nos mostra como, na vida, tudo aquilo que escolhemos e apreciamos pela leveza acaba bem cedo se revelando de um peso insustentável."

Nenhum comentário: